Aos meus amigos


Malta é um arquipélago constituído por sete ilhas do Mediterrâneo, das quais só as três maiores (Malta, Gozo e Comino) são habitadas. O terreno é pouco acidentado e rochoso, com um litoral de falésias.

Situada no centro do Mediterrâneo, Malta foi desde sempre um espaço de convergência de várias civilizações, com uma história milenar. Habitado desde cerca de 5200 a.C., o país foi palco de uma importante civilização pré-histórica anterior à chegada dos fenícios, que deram à ilha principal o nome de Malat , que significa “porto seguro”.

Durante alguns séculos, as ilhas foram sede da Ordem dos Cavaleiros de São João, tendo depois feito parte do Império Britânico.

Malta tornou-se independente em 1964.

O Governo maltês é presidido pelo líder do partido que disponha de uma maioria de deputados na Câmara dos Representantes ou, em maltês, Kamra tar-Rappreżentanti.

A língua nacional é o maltês, que faz parte da família de línguas semíticas, que inclui o árabe. O inglês também é língua oficial e muitos malteses também falam italiano.

O turismo é uma actividade económica importante em Malta, mas observa-se igualmente um crescimento do sector dos serviços.

Na cozinha tradicional maltesa destacam-se as sopas (minestrone , sopa de peixe), os pratos de massa e pastelaria. Os pratos recheados também são típicos, sendo o Stuffat Tal-Fenek (estufado de coelho) um prato nacional.

Ano de adesão à União Europeia: 2004
Capital: Valletta
Superfície total: 316 km²
População: 400 000 habitantes
Moeda: Membro da eurozona desde 2008 (€)
Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 2007
(Fonte: europa.eu)


Aqui vos deixo algumas das minhas fotografias e algumas das impressões que me ficaram da minha última viagem a Malta, em Outubro de 2013.

Espero que gostem do que vão ver.

À vossa direita está o índice do site por onde podem seguir, em sequência, os meus relatos.

Em qualquer altura da navegação, a seta que está no canto inferior direito levar-vos-á para o topo da página.

Cliquem nas imagens para as verem em tamanho maior.

1 comentário:

  1. Vi e gostei de tudo!
    Uma excelente opção de passeio.
    Parabéns pelas fotos e descrições, Jorge.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar